Campanha do Setembro Amarelo 2022

O Setembro Amarelo é uma campanha global de prevenção ao suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em sua última pesquisa (2019), estima-se que foram registrados 700 mil casos de suicídio em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 14 mil casos por ano, uma média de 38 casos por dia.

Abordar pessoas com risco de suicídio não é uma tarefa fácil. É importante a realização de avaliações clínicas periódicas, pois o risco pode mudar rapidamente. A avaliação pode ser realizada por uma entrevista clínica e coleta de dados junto a terceiros.

Após a avaliação da história do paciente, e constatação da possibilidade de suicício, é importante avaliar o nível de risco que o paciente corre. O risco pode ser classificado em baixo, médio, alto e emergência, cada um possui um tipo de manejo e encaminhamento.

Por isso se um amigo/amiga, familiar ou colega esteja mais isolado, relate que não tem mais vontade de viver ou pensa em se matar não desconsidere, converse com ele/ela para buscar um acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico.

Quer entender mais a fundo o problema? Nos acompanhe nas redes sociais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *