Nossa História: O primeiro trabalho da Moretto & Fogaça!

E

m 2006, a nossa empresa iniciou seus trabalhos com o Programa de Acolhimento às Pessoas Vítimas de Violência, em uma parceria da Administração Popular com a 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo. Este foi o primeiro serviço prestado pela empresa e já dava pistas do espírito pioneiro dos nossos fundadores. Durante dois anos e seis meses foram oferecidos atendimentos especializados em psicologia para as pessoas vítimas de violência atendidas pela DP. 

O projeto criou grandes expectativas nos gestores da Segurança Pública de São Leopoldo. O prefeito da época, Ary Vanazzi, destacou que tão logo a administração tivesse os primeiros resultados das intervenções, o projeto seria estendido a outras DP’s do município. O secretário municipal de Segurança Pública, Carlos Sant’anna, também demonstrava empolgação, afirmando que as vítimas atendidas no DP seriam melhor orientadas em relação a casos mais específicos de violência, como a doméstica. 

Sob a coordenação e supervisão dos Psicólogos Edson Mittmann e Scheila Mara Fogaça Moretto, este trabalho demonstrou um grande valor social à medida que preencheu uma lacuna importante no manejo de situações de grande potencial estressor, como os que envolvem intervenção policial. Qualquer pessoa que precisasse registrar uma queixa ou boletim de ocorrência poderia receber atendimento psicológico gratuito. O objetivo dos atendimentos era tranquilizar e orientar a vítima para que ela pudesse passar pelo atendimento policial, o que favorecia a prestação de informações mais claras e fidedignas, além de poder encaminhar os usuários para a Rede de Apoio Psicossocial que o município dispunha na época. 

Depois de dois anos de trabalho na 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, o projeto foi ampliado para a  2ª  e  3ª Delegacias. Infelizmente após mais de sete anos o projeto foi descontinuado em função da não renovação do convênio entre Polícia Civil e Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Entretanto, este foi um trabalho muito gratificante que fica guardado na nossa história. Alguns exemplos de casos atendidos foram vítimas de violência doméstica, LGBTQIfobia, roubos, furtos, homicídios e perda do juízo. 

Fique por dentro

E aí, gostou de ficar sabendo um pouco mais sobre nós? Então se prepara porque vem mais coisa por aí! A partir de agora toda quinta-feira tem post novo com a hashtag #NossaHistória para você conhecer um pouquinho mais sobre a nossa jornada. Te convidamos a acompanhar por aqui e pelas nossas redes sociais.

1 thought on “Nossa História: O primeiro trabalho da Moretto & Fogaça!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *