Modelo dos 3 anéis das altas habilidades/superdotação

Altas Habilidades/Superdotação é definida, pelo MEC, como “potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes”. As pessoas que recebem este diagnóstico normalmente também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

Segundo a OMS, 3% a 5% da população apresentam AHSD. No Brasil, deveriam existir cerca de 2,5 milhões de superdotados. Segundo censo de 2019, apenas 24 mil.

O indicativo de AH acontece no encontro de 3 construtos: Criatividade, comprometimento com a tarefa e habilidade acima da média. Esse modelo é denominado como o “Modelo dos 3 anéis”.

Habilidade acima da média: Engloba a habilidade geral e específica. Envolve o alto nível de pensamento abstrato; Processo de informação rápido e preciso; Uso apropriado de informações, técnicas e estratégias; Seleção de informações.

Comprometimento com a tarefa: Energia que o indivíduo investe em uma área específica de desempenho e que pode ser traduzido em termos como perseverança, autoconfiança e crença na própria habilidade de desenvolver um trabalho.

Criatividade: Apontada como um dos determinantes na personalidade dos indivíduos que se destacam em alguma área do saber humano. Envolve, por exemplo: fluência, sensibilidade a detalhes, coragem para correr riscos, abertura a novas experiências, originalidade.

Quer entender mais sobre o tema? Nos acompanhe nas redes sociais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *