A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Em alusão ao Dia das crianças realizamos diversos materiais em nossas mídias referente a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança. Em colaboração com as psicólogas e estagiários da Moretto & Fogaça trouxemos diferentes brincadeiras, jogos e situações para as famílias realizarem em conjunto: 

Porque o brincar é importante para criança?

Pois é através dos brincar e dos jogos que as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam. Além de possibilitar que os profissionais de psicologia trabalhem vários conteúdos, contribuindo para a formação integral da criança, desenvolvendo a socialização, habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.

Jogos para divertir-se em família:

Jogos de mímica: Uma ótima brincadeira para ser feita em família. O objetivo é descobrir o que a pessoa está representando por meio de gestos. Este jogo possibilita o estimular o desenvolvimento motor e o equilíbrio; o desenvolvimento social e relacional; criatividade e imaginação; percepção visual e raciocínio e o vocabulário.

Jogo Imagem e Ação: Trata-se de um jogo de adivinhação em que o objetivo é descobrir o que é representado no desenho. Este jogo possibilita estimular a criatividade; desenvolver a concentração e capacidade de atenção; motricidade fina; interação social e o vocabulário.

Cara a cara: O objetivo é descobrir por meio de perguntas o personagem da outra pessoa.  Este jogo auxilia no desenvolvimento da concentração; raciocínio lógico; Capacidade de elaboração de questionamentos e o aprendizado do conceito de Antônimos.

Quem sou eu: O objetivo é descobrir o objeto a partir de dicas dadas pelos demais jogadores. Este jogo possibilita o desenvolvimento do raciocínio; interações sociais e relacionais; o vocabulário, bem como, estimula a criatividade. 

Resta 1 – Trata-se de um jogo de raciocínio lógico, que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, lógica, raciocínio matemático, atenção e concentração, antecipação e planejamento. 

Cilada – Brinquedo onde o jogador vai tentando encaixar as peças, sem deixar nenhum lugar sem peça. É necessário utilizar raciocínio, planejamento, atenção e flexibilidade cognitiva.

Batalha naval –  Jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. Este jogo possibilita o desenvolvimento de estratégias, planejamento, memória e atenção.

Quebra-cabeças – Quebra-cabeças parecem uma atividade lúdica simples, mas ela desenvolve diversas funções executivas como: Flexibilidade cognitiva, Planejamento, Solução de problemas e Memória.

Uno – Um jogo de pensamento estratégico, envolvendo o reconhecimento de números e cores, respeito às regras, bem como aprender a lidar com a frustração de ganhar e perder. Além disso, sempre que começamos a jogar o uno, precisamos negociar quais regras serão utilizadas.

Jenga – Um jogo que trabalha estratégia através percepção espacial, coordenação motora fina e atenção às peças que serão retiradas, tendo como objetivo impedir que a torre caia na sua vez, assim, podemos ver que o jogo trabalha o equilíbrio e agilidade. Conforme forem evoluindo no jogo, podem ir dificultando as regras, por exemplo, sugerindo que passe a jogar com apenas uma das mãos.

Jogos Antigos para todas as horas e lugares:

Forca – O Jogo da Forca é um jogo muito popular e tradicional. Uma pessoa pensa uma palavra e coloca traços que representam letras. Contribui para o letramento, rapidez de raciocínio, melhora o vocabulário, criatividade e audição.

Ligue-ligue – É um jogo onde precisamos unir pontos. Trabalha a motricidade fina, elaborar estratégias, pensando sobre a melhor forma de conseguir formar os quadrados, estimulando sua atenção e concentração. 

Stop – Por meio de categorias de palavras pré-estabelecidas, os participantes devem escrever palavras que iniciem com a letra sorteada. Trabalha o controle inibitório, alfabetização, letramento, rapidez de raciocínio, memória, atenção e criatividade.

Dicas de brincadeiras para fazer ao Ar Livre:

Amarelinha: A brincadeira consiste em jogar uma pedrinha ou outro objeto pequeno, em uma das nove casas numeradas e percorrer o caminho traçado sem pisar na casa marcada, recolhendo com uma perna só a pedrinha na volta. Trabalha a coordenação motora, estratégia, desenvolvimento social e psicomotor, consciência corporal, percepção visuoespacial, aprendizado de números e formas geométricas

Esconde- esconde: Esta brincadeira se joga com um grupo de participantes (quanto mais pessoas, melhor). Assim, escolhe alguém que irá procurar os demais. O escolhido tem que contar com os olhos fechados até o número 10,20,30 ou outro e quando terminar de contar, tem que sair do local para procurar os demais que vão estar escondidos. Quando encontrar alguém, a pessoa tem que tocar a pessoa escondida para eliminar ela da brincadeira, e continuar procurando os outros. Caso esteja muito fácil, pode-se dificultar o jogo fazendo com que a pessoa que procura os que estão escondidos, tenha que voltar correndo para o local onde estava contando, batendo a mão na parede e gritar “um, dois, três, e cita o nome da pessoa que for descoberta”. As crianças que estão escondidas, caso queiram se salvar e ganhar o jogo, tem que correr e tocar a mão na parede onde estavam contando, antes que seja tocado ou que seja falado seu nome.

Esta brincadeira auxilia no desenvolvimento do equilíbrio, competição e cooperação, percepção visuoespacial, resistência física, desenvolvimento psicomotor, integração ao grupo.

Pular corda: Esta brincadeira que pode ser realizada em grupos com diversas músicas, promove o desenvolvimento psicomotor, consciência corporal, percepção visuoespacial, resistência física, coordenação motora, integração ao grupo, ritmo e expressividade.

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